5.0

Comportamento

VERDADES nem tão SECRETAS!

VERDADES nem tão SECRETAS!

Esta semana, um assunto me chamou a atenção: a discussão envolvendo a novela VERDADES SECRETAS. Não acho que seja uma discussão exclusiva do ex modelo Marcus Panthera e do autor Walcyr Carrasco, mas de todos nós que fazemos parte do mundo da moda e dele tiramos o nosso sustento. 

Para quem não acompanhou, a desavença entre os dois se deve ao fato da novela Verdades Secretas revelar o que algumas agências de modelos fazem por trás das cortinas... E aconteceu comigo.

Tenho mais de 30 anos de carreira como modelo. Trabalhei nas principais agências do país, fiz dezenas de campanhas publicitárias, capas de revistas, editoriais de moda, desfiles, comerciais de televisão, abertura de novelas... e, portanto, tenho conhecimento suficiente para afirmar que o “book rosa” (ou ficha rosa) é sim uma realidade (infelizmente!) dentro de várias “agências”. Não afirmo isto só por ouvir falar.

No início da minha carreira, logo que me mudei para São Paulo em 1988, entrei para uma conceituada agência de modelos. Nessa época, fui procurada por um "olheiro" de outra conceituada agência de modelos, que não citarei o nome, com um convite para integrar o “segundo grupo” da tal agência. Iniciante e sem entender do que se tratava, levei o caso à dona da minha agência na época, que me explicou que ”grupo 2” era uma lista de garotas que seriam modelos e manequins, mas atuavam também como acompanhantes. Após a explicação, ela mesma pegou o telefone e ligou para a tal agência levando o caso ao conhecimento dos donos e pedindo retratação, pois o convite que tinha sido feito a mim era extremamente ofensivo. O digníssimo "olheiro" se desculpou dizendo que eu não havia entendido o seu convite... Pois é, você luta para se firmar como modelo profissional, luta para estar entre os melhores e, de repente, dentro do seu universo de trabalho, infiltrado entre profissionais acima de qualquer suspeita, você se depara com uma a pessoa que tenta te desviar...    

Hoje eu até consigo falar da situação, mas na época foi muito constrangedor. Pensei em parar por achar que o mercado de moda se resumia a um comércio do próprio corpo, no qual você se tornaria a moeda, mas com muita conversa dentro da minha agência e com os profissionais que eu confiava, continuei meu trabalho que ganhou importância e destaque dentro do mercado de moda e publicidade, onde todos me respeitavam muito, tanto pela minha postura quanto pelo profissionalismo. 

Assistindo a novela constatei o mesmo discurso na boca da personagem da Marieta Severo. Portanto, dizer que o autor da novela Verdades Secretas está mentindo e que a coisa não existe, é muita inocência. Existem muitas agências sérias, bem estruturadas e com profissionais sérios, mas não podemos ignorar que existem também “agências” não tão profissionais que sobrevivem enganando modelos iniciantes, não só mulheres como homens também.

É preciso que os pais e responsáveis estejam sempre alerta, até mesmo os próprios modelos. É um mundo sedutor, mas muito perigoso e a concorrência torna a coisa ainda pior.

Essa novela não pode ser vista como ofensiva, mas como um alerta, principalmente aos iniciantes na carreira. O autor não está dizendo que toda modelo é garota de programa, mas ao contrário, que aquela que de fato quer ser modelo precisa tomar cuidado e não pode acreditar em facilidade.

A garota não pode achar que vai virar estrela e ficar milionária só porque é bonita. Isso é ilusão. É uma profissão como qualquer outra; o fator sorte conta, é claro, mas é preciso preparo. Tem que procurar uma agência séria, estudar, ter muita responsabilidade, conseguir um DRT e ralar muito. Do contrário, vai cair nas mãos de aproveitadores.

Percebo que tanto o Walcyr quanto o Marcus também desejam isso, preservar a profissão, cada qual a sua maneira. 

Cansei de preencher fichas ou me apresentar profissionalmente como modelo e as pessoas me olharem diferente achando que sou presa fácil. Por isso aplaudo o empenho de todos que lutam para preservar a imagem do modelo profissional, mas não podemos fazer de conta que o outro lado não existe. Ele existe sim e se não for denunciado e combatido acabará por prejudicar a todos nós profissionais sérios.

 

Jacqueline Meirelles


Miss Brasil 1987

Atualmente apresentadora do Programa Plano B com Jacqueline Meirelles, é designer de acessórios femininos, empresária, atriz e autora do livro Da Coroa ao Cajado. Idealizadora do site 5.0 por amor a saúde, qualidade de vida e a auto estima.

 

Site: www.jacquelinemeirelles.com.br  |  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  |  Comercial: (11) 3801.9828

Facebook: Jacqueline Meirelles  |  Instagram: @jacquelinemeirelles  | Fanpage: 5.0 por Jacqueline Meirelles 

Fanpage: Plano B com Jacqueline Meirelles  |  Instagram: @programaplanob