5.0

Lazer

As gôndolas de Veneza...

Gondolas de Veneza

Me avisaram sobre o perfume desagradável de Veneza, mas eu nem liguei pra isso, eu queria mesmo era passear de gôndola! Nem que fosse de nariz tampado.

E sabe da maior? Não senti cheiro ruim, na verdade só um pouquinho na Praça São Marcos, que é famosa por ser linda e ter muitos pombos.

Visitada por milhões de casais, Veneza é uma das cidades mais românticas e deslumbrantes do mundo!

É conhecida pela sua história, canais, museus, monumentos, praças, pontes, palácios, pelo seu Carnaval, pelo Festival de Cinema e o delicioso presunto cru. Destacam-se desta lista a imponente Basílica de São Marcos, na praça do mesmo nome (que comentei acima) e a famosa Ponte de Rialto sobre o Grande Canal, construída em 1588!!! Fiquei em um hotelzinho que a vista era para essa ponte. Eu abria um vinho junto com o meu marido no fim do dia e ficávamos sem palavras contemplando a vista.

Ela já foi uma das cidades mais importantes da Europa e hoje é classificada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O Festival Internacional de Cinema (Mostra Internazionale d'Arte Cinematografica) é realizado anualmente desde 1932 e acontece no Palazzo del Cinema. Ainda não estive lá nessa época, mas está nos meus planos.

O Carnaval dura dez dias e os participantes costumam usar trajes típicos do século XVIII e máscaras. Nesses dias a cidade fica muuuuuito cheia de turistas. Pela bagunça sem limites, o carnaval foi interrompido em 1797 e retomado só em 1980. Hoje as coisas estão mais sob controle. Me arrependi de não trazer uma máscara de recordação.

Veneza está rodeada de lagoas de pouca profundidade, e isso sempre foi uma excelente defesa. Nas suas águas encalhavam facilmente os navios que não conheciam os fundos. Para chegar a Veneza vindo do Mar Adriático, é preciso conhecer as passagens, que em tempos de paz eram assinaladas com luzes à noite (fonte: Wikipedia).

A cidade tem 177 canais, 400 pontes e 118 ilhas. Atuam como canais rodoviários, com diferentes barcos, que são os únicos meios de transporte do local. Você não entra de carro em Veneza, deixa em um estacionamento e segue a pé.

O barco clássico veneziano é a gôndola! O passeio não é barato e se der sorte (ou pagar) o gondoleiro canta durante a viagem...

A maioria dos venezianos anda de barcos motorizados (vaporetti) que fazem viagens regulares ao longo das rotas principais dos canais da cidade e entre ilhas.

A Ponte dos Suspiros também é um ponto turístico muito visitado por casais em Lua de Mel. Na verdade, toda cidade é... você vê casais nas feiras de artesanato namorando, nas ruelas estreitas de mãos dadas, dividindo um lanche de presunto cru e uma taça de vinho na beira do canal, jantando as famosas massas negras à luz de velas...

Então comece a programação da sua próxima Lua de Mel. Veneza não é uma cidade barata, precisa de planejamento financeiro para curtir os detalhes.

E como dizem que Veneza vai sumir, agiliza logo esse seu passeio de gôndola. Vai ser inesquecível!

Gondolas de Veneza
Foto Divulgação

Adele Fazioli


Adele Fazioli

Executiva de contas

Formada em Publicidade e Propaganda e Autora do blog Mãe de Três Também tem vez. Vem comigo que no caminho eu te explico!

Site: www.maedetrestambemtemvez.com.br