5.0

Saúde

Dicas de Exercícios

Dicas Exercícios

Exercício é um tema em discussão em qualquer roda de amigos, família, consultas ou mesmo quando paramos à noite, encostamos a cabeça no travesseiro e conversamos com nossos botões.

Aí muitas coisas passam pela nossa cabeça:
Aquele que não faz exercício pensa: deveria fazer exercício, não faço nada, qual a quantidade certa?
Aquele que faz exercício pensa: será que estou fazendo corretamente, correndo direito, velocidade e frequência adequadas?

Musculação? Pilates? Pedalar? Nadar? Caminhar? Correr?

Mais do que nunca, cada vez mais gente pratica exercícios físicos e nunca na história da humanidade houve tantos adeptos como hoje em dia. A consciência da questão da saúde e sua manutenção passam obrigatoriamente pela dieta e exercícios.

Qual exercício?

Seja lá qual for a modalidade de exercício que você escolheu ou venha a escolher, leve sempre em conta que deve fazer um pouco de aeróbico e anaeróbico, ou seja, uma caminhada ou corrida ou bicicleta ou natação, acompanhada de ginásticas ou musculação ou Pilates.

Quantas vezes por semana?

O ideal, não se assuste, é seis vezes por semana. Entenda que o exercício físico é um hábito e, assim como escovar os dentes, devemos fazê-lo com frequência.

Mas, doutor, não consigo fazer tudo isso, qual o mínimo que deveria exercitar? Três vezes por semana é a resposta.

E qual a intensidade?

Entenda que você deve ter um hábito que você possa suportar por toda sua vida. Portanto, o ideal é sempre o exercício leve ou moderado. Exemplos: andar a 6 ou 7 km por hora, correr (trotar) a 7 ou 8 km por hora. Musculação sempre com pouco peso, 1 a 4 kg para os braços, 10 a 40 kg para as pernas. Tudo depende muito do exercício, de cada indivíduo, da compleição física, da estrutura e força de cada um.

Qual o tempo de exercício?

Via de regra, de 30 a 60 minutos.

Entenda que você deve se exercitar para a sua vida, para a sua saúde.

Não se esqueça: assim como para a sua alimentação o ideal é você ter uma orientação de um nutricionista, no exercício físico o ideal é ter uma orientação de um professor de educação física.

Dr. Ronaldo Leão Abud


Dr. Ronaldo

Cardiologista e Clínico Geral

Especialista em Cardiologia e Clinica Geral há 30 anos. Pioneiro no estudo da ortomolecular e radicais livres.

Assessor e orientador de várias indústrias farmacêuticas

Contato: (11) 5575.6767