5.0

Saúde

Transpirar é preciso, mas o excesso é prejudicial

Suor

 

Transpirar é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo por vários motivos. Dessa forma, eliminamos toxinas, hidratamos a pele e mantemos a temperatura interna do corpo estável, para não prejudicar o metabolismo e outras funções orgânicas. Quando o suor liberado pelas glândulas sudoríparas na superfície da pele evapora, resfria o corpo. Mas não é nem um pouco agradável exibir roupas manchadas nos dias mais quentes do verão. Por isso, entenda o que causa o excesso de transpiração, veja algumas dicas para controlar o suor e quando é preciso procurar o médico.

Quando as coisas esquentam, as glândulas sudoríparas entram em ação. Existem entre 2 e 5 milhões delas espalhadas pelo corpo. As écrinas (90%) não produzem nenhum tipo de odor. O restante, 10% restantes, localizadas nas axilas, genitais e pés, são as apócrinas, estas sim podem gerar cheiro desagradável. Isso acontece porque, junto com a água, sua secreção carrega proteínas, lipídios e açúcares, alimento para as bactérias naturais da superfície da pele.

O que aumenta o suor:
- Atividade física intensa: exercícios ativam a circulação, que aquece o corpo;
- Alterações hormonais ou infecções podem acelerar o metabolismo ou causar febre;
- Obesos sofrem mais por três motivos: além da gordura reter o calor corporal, a camada adiposa espreme as glândulas sudoríparas, que produzem mais suor. Além disso, os obesos gastam mais energia para consumir toda a comida ingerida;
- Bebidas alcoólicas: o álcool dilata os vasos, aumenta a circulação e gera mais calor. Para piorar a história, ele altera o odor do suor e engorda;
- Sentimentos como medo, excitação e angústia também aumentam o suadouro. Isso acontece porque há uma ligação direta entre as glândulas sudoríparas e o sistema nervoso central. A tensão, por exemplo, libera substâncias como adrenalina e cortisol, que ativam a produção de suor.

O produto certo para manter a situação sob controle:
A ação de um bom desodorante dura, em média, 5 horas. Os desodorantes possuem substâncias (como bicarbonato de sódio) que controlam a proliferação das bactérias causadoras do mau cheiro. Os anti transpirantes oferecem maior tempo de proteção contra os odores do suor. Boa escolha para quem tem transpiração ativa, pratica esportes, vai sair para dançar ou enfrenta situações de stress. Eles controlam a saída de suor pelas glândulas sudoríparas, fazendo você suar menos. Prefira fórmulas não comedogênicas (que não obstruem os poros). Escolha o tipo de aplicador e textura: spray (o álcool de sua formulação é refrescante mas pode causar irritação), aerosol (jato que seca rapidamente), roll-on (ideal para peles sensíveis), stick (efeito seco), creme (indicado para peles secas).

Considere o tipo da sua pele: produtos sem perfume são ideais para as mais sensíveis. Quem tem pele oleosa deve tomar cuidado com perfumes fortes e preferir aplicadores secos, tipo aerossol. Se for reaplicar durante o dia, lave o local, assim elimina o excesso de bactérias e prolonga o efeito do desodorante.

Quando procurar o médico:
A transpiração excessiva (ou hiper-hidrose) atinge 1% da população brasileira. Apesar de não ser doença, causa grandes constrangimentos.
A hiper hidrose é uma disfunção que pode ocorrer no corpo inteiro ou se concentrar nas palmas das mãos, plantas dos pés, axilas e testa. Não há uma causa conhecida para que isso aconteça, mas sabe-se que a maior parte das pessoas com o problema apresenta uma tendência genética. As pessoas nervosas também sofrem mais. Alteração de cor ou cheiro do suor também são motivos para procurar um dermatologista.

Atenção: Todas as medidas devem ser tomadas tanto para repor o suor perdido, como para reduzir a sudorese, pois a desidratação causa redução severa na performance, principalmente em atividades de alta intensidade.

BONS TREINOS!!!

Rodrigo Contó


Rodrigo Contó

Cref: 006292 G/SP

Educador Físico nas áreas de Treinamento de Corrida e Personal Trainer.
Especializado em Fisiologia do Exercício e Treinamento Desportivo
Proprietário e Diretor Técnico da Assessoria Esportiva Good Running 

GOOD RUNNING ASSESSORIA ESPORTIVA E EVENTOS
Rodrigo Contó Ferreira
Av. Cotovia, 782 Moema - São Paulo - SP

Contato: (11) 5531.1649 (11) 5096.6093 |  Site: www.goodrunning.com.br  |  E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.